Clínica estética de luxo em SP é alvo de ação policial por adulteração de produtos e rótulos
Natalia Beauty, clínica que atende diversas celebridades e é localizada em Pinheiros – bairro nobre da capital paulistana – tem sido alvo, desde a última terça-feira (10), de uma operação conjunta de policiais civis e agentes da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) por suspeita de fabricação de cosméticos e comercialização de medicamentos sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O local pertence à esteticista Natalia Martins e atende várias famosas – entre elas a atriz e apresentadora Maisa, as influenciadoras Jade Picon, Bianca Andrade e Virginia Fonseca, a atriz Kéfera, a cantora Maiara (da dupla Maiara e Maraísa), a cantora Pitty, a modelo Sasha (filha da apresentadora Xuxa) entre outras.
De acordo com a denúncia, a clínica – que fica na avenida Rebouças e exerce atividades no ramo da estética com procedimentos, cursos e vendas de produtos – utiliza e comercializa itens de natureza duvidosa, além de adulterar produtos e rótulos. Dessa forma, a Natalia Beauty opera como laboratório clandestino, adquirindo produtos de outro laboratório e realizando a troca dos rótulos originais.
Além de adulterados, os rótulos não trazem as devidas informações sobre a composição, com as quantidades dos componentes da fórmula, além de também não disponibilizarem informações de uso e precauções com o uso. Os rótulos também não mencionam o registro dos produtos nem o nome do farmacêutico responsável.
Apesar de os produtos serem comercializados e vendidos pela clínica Natalia Beauty, as adulterações aconteciam em outro imóvel próximo, sem qualquer identificação, na rua Cristiano Viana, e distante apenas 130 metros do local.
Os principais produtos usados e comercializados que estariam fora dos padrões da legalidade são: Hyalu pump: anestésicos (sobrancelha e boca) – armazenados em geladeira sem temperatura controlada e junto com alimentos, além de também terem tido sua etiqueta original trocada para a da marca de Natalia Beauty, adulterando inclusive o prazo de validade; Máscaras faciais – troca da etiqueta original pela da marca de Natalia Beauty; Pijamas: comprados na China sem nota fiscal.
Imagens de produtos adulterados vendidos pela Natalia Beauty – Crédito: Divulgação
Na clínica, também não haveria controle de temperatura para preservar produtos sensíveis, nem controle sobre a validade de agulhas e anestésicos. Os produtos não trazem em seus recipientes um rótulo nem qualquer menção do laboratório que os manipulou ou, se produção própria, do profissional responsável pela fórmula com os devidos registros dele e do produto e com as devidas orientações e precauções.
A empresa vendia pela internet e, além de não respeitar a temperatura necessária para a preservação dos produtos, fazia as entregas com uma declaração de conteúdo, não fornecendo a nota fiscal junto com produto ou via e-mail, o que é indício de possível crime de sonegação fiscal.
Segue nota oficial da Covisa sobre a operação:
“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, informa que, nesta terça-feira (10), a Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Lapa/Pinheiros foi acionada pela Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor para acompanhar um mandado de busca e apreensão no local citado pela reportagem, referente à fabricação de cosméticos sem autorização sanitária e venda de medicamentos sem registros da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”
O comunicado diz ainda que “na ação de fiscalização, as autoridades sanitárias adotaram as medidas administrativas cabíveis, em consonância com a Lei Municipal 13725/2004 – Código Sanitário Municipal, tendo em vista tratar-se de comercialização de produtos de interesse à saúde sem a devida regulamentação e sem registro da Anvisa. Foi instaurado processo administrativo sanitário, que segue os trâmites legais, estando o infrator sujeito às penalidades previstas em Lei”.
Quem é Natalia Martins
A empresária Natalia Martins tem 9,3 milhões de seguidores no Instagram e ganhou destaque no mercado de beleza por lançar tratamentos para o rosto e virar “queridinha” de celebridades como Jade Picon, Bianca Andrade, Virginia Fonseca, Sasha Meneghel, Duda Reis, Maisa, entre várias outras famosas.
Antes de entrar na casa do BBB 22, a influenciadora Jade Picon se submeteu a três procedimentos estéticos na Natalia Beauty – uma nanopigmentação para realçar a hidratação e a coloração dos lábios, um microagulhamento com sérum para uniformizar a pele e uma terceira técnica para dar volume e alinhar as sobrancelhas.
A posição da empresa
Em nota, a empresa alvo da operação declara:
O NB Group, formado pelas empresas NB Clinic, NB Shop, NB Franquias, NB Filiados, NB University e Instituto NB, regularmente em operação desde 2017, alia as técnicas mais avançadas do mercado em todos seus procedimentos e respeita todas as normas de funcionamento correspondentes à atividade exercida como Alvará de Funcionamento, Licença Sanitária, AVCB, Certificado de Resíduos, entre outros, sempre prezando pela integridade e respeito aos seus parceiros e clientes.
Todas as unidades do grupo são frequentemente fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e seguem regulares.
Sobre a fiscalização em uma de nossas unidades, localizada em Pinheiros, estamos seguindo todos os trâmites e prazos legais junto à autoridade sanitária. A unidade está com suas atividades em funcionamento normal.
O Grupo conta com mais de 130 filiados espalhados pelo mundo, 20 mil alunos formados em procedimentos estéticos, ajuda mais de 10 mil mulheres vítimas de câncer de mama com a doação de aréolas, promove capacitação profissional na Penitenciária Feminina e na Casa da Mulher Brasileira, entre outras atividades voltadas à saúde, profissionalismo, empoderamento e beleza das mulheres.
Imagem em destaque: Clínica Natalia Beauty, na av. Rebouças, alvo de operação da polícia. Crédito: Divulgação
VISITE A MAR DE LIVROS E PESQUISE LIVROS SOBRE ESTE E OUTROS ASSUNTOS |