Universidade de São Paulo está entre as 85 melhores do mundo e lidera o ranking latino
A Universidade de Sãoi Paulo (USP) alcançou um marco histórico ao ser classificada como a 85ª melhor universidade do mundo no QS World University Ranking 2024, divulgado ontem (27 de junho) pela renomada consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Pela primeira vez, uma instituição brasileira integra o seleto grupo das 100 melhores do mundo, consolidando a excelência acadêmica, o prestígio das pesquisas realizadas, o reconhecimento dos empregadores e o impacto social das atividades desenvolvidas pela instituição. A Universidade de São Paulo lidera o ranking das instituições de ensino superior na América Latina. Em 220º lugar na classificação geral e quinto lugar na América Latina vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Na sequência, o destaque fica com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (posto 371 na lista geral e 9 na América Latina). A Universidade Estadual Paulista (UNESP) ocupa a posição 419 do mundo e 11 do ranking regional. Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece entre as 700 melhores universidades do mundo, ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Universidade Federal de São Paulo está classificada entre as 740 melhores.
O ranking QS global avaliou 2.963 universidades de 104 países, 97 mais que na última edição. Os cinco critérios gerais adotados pelo QS são Pesquisa (dividido em reputação acadêmica, com peso de 30%, e citações por pesquisador, 20%), Empregabilidade e resultados (reputação entre empregadores, 15%, e presença no mercado de trabalho, 5%), Experiência de aprendizagem (10%), Engajamento global (docentes estrangeiros, 5%, e presença em redes internacionais de pesquisa, 5%) e Sustentabilidade (5%). Pela primeira vez, foram considerados o desempenho dos egressos no mercado de trabalho, a presença em redes internacionais de pesquisa e o item sustentabilidade.