Seis universidades brasileiras estão entre as dez melhores da América Latina, aponta levantamento
Seis das 10 melhores universidades da América Latina estão localizadas no Brasil. Todas são universidades públicas. Dessas seis, três estão em território paulista e são universidades estaduais, com destaque para a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas ocupando os primeiro e segundo lugares respectivamente. As outras três são universidades federais. Delas, a mais bem avaliada é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (6º lugar no ranking), seguida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (8º lugar) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (9º lugar). A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ocupa a décima posição.
A análise divulgada recentemente pela US News & World Report é válida para os anos 2022-2023 e abrangeu 114 escolas de nível superior. Cada instituição foi avaliada com base em seu desempenho em pesquisa e suas classificações por membros da comunidade acadêmica em todo o mundo e na região e levou em consideração 13 indicadores:
- Reputação global de pesquisa
- Reputação regional de pesquisa
- Publicações
- Livros
- Conferências
- Impacto de citação normalizada
- Total de citações
- Número de publicações que estão entre os 10% mais citados
- Percentual do total de publicações que estão entre os 10% mais citados
- Colaboração internacional – em relação ao país
- Colaboração internacional
- Número de artigos altamente citados que estão entre os 1% mais
- citados em seus respectivos campos
- Porcentagem do total de publicações que estão entre os 1% dos artigos mais citados
No grupo das 10 melhores também estão a Pontifícia Universidad Catolica de Chile (3º lugar), a Universidad de Chile (4º lugar), a Universidad Nacional Autonoma de Mexico (5º lugar) e a University of Buenos Aires (7º lugar).
Imagem em destaque: Campus Ribeirão Preto, um dos 8 campi da Universidade de São Paulo. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens