Quando você perde peso, para onde vai a gordura?
Você perdeu 10 quilos de peso e, por curiosidade, quer saber para onde foi toda essa gordura? Se quiser de fato saber, talvez seja melhor não perguntar para o profissional de saúde responsável por sua dieta.
Recente pesquisa realizada na Austrália revelou que os profissionais de saúde não sabem o que realmente acontece no processo metabólico da perda de peso. A pergunta foi feita a centenas de cientistas, médicos e outros especialistas da área. Para mais da metade dos entrevistados, a massa perdida se transformaria em energia ou calor.
Chegasse isso aos ouvidos de Lavoisier, ele se mexeria no túmulo e diria: “não, não é assim!”. E perguntaria: “Vocês não aprenderam a lei que eu estabeleci com os meus estudos, a Lei da Conservação das Massas?”.
O químico francês, considerado o pai da química moderna, demonstrou, no século 18, que, na natureza, nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma. O que se perde em matéria (átomos) deve sair do corpo na forma de matéria (átomos), seja em sua fase gasosa, líquida ou sólida.
A resposta correta, dizem os autores da pesquisa, seria: “se você seguir os átomos em 10kg de gordura à medida que eles são ‘perdidos’, desse total, 8,4kg são exalados como dióxido de carbono através dos pulmões. O restante (1,6kg) torna-se água, que pode sair via urina, fezes, suor, respiração, lágrimas e outros fluidos corporais”.
O professor Andrew Brown, coordenador da equipe de pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, não esperava que os profissionais de saúde demonstrassem tamanha “ignorância e confusão acerca do processo metabólico da perda de peso”.