Presença de público na Jornada Paulista de Radiologia surpreende organizadores
Com mais 17 mil participantes nos quatro dias do evento no Transamérica Expo Center – de 27 a 30 de abril – a Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2023) superou as expectativas da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR). Foram 3923 congressistas, 4.917 visitantes corporativos, mais de 974 presentes da sala VIP (professores nacionais e internacionais, moderadores, coordenadores e convidados) e 4.500 expositores.
Além da exposição técnica, a programação científica de qualidade, que contou com a participação de grandes nomes da radiologia nacional e internacional, foi outro grande atrativo. Participaram 600 professores distribuídos em 37 cursos. No domingo (30), em que a visita foi exclusiva para estudantes de escolas técnicas de radiologia, foram recebidas 2.500 pessoas. Somando com o staff, foram 20,8 mil pessoas envolvidas nas quatro datas.
A programação científica contou, por exemplo, com a apresentação dos resultados do estudo que mostra O que a Covid fez com o Cérebro das Crianças? pela médica radiologista Pilar Dies Suarez, chefe do departamento de Imagenologia do Hospital Infantil de Federico Gomez, do México. O tema fez parte de um dos eventos paralelos da JPR 2023, a 25ª edição do Congresso da Sociedade Latino-Americana de Radiologia Pediátrica (SLARP 2023). Outro evento paralelo foi a 5ª Jornada de Radiologia Intervencionista, que trouxe temas relevantes, como a sessão sobre Tumor Colorretal Metastático, com apresentação de grandes expoentes da intervenção oncológica, sendo um deles o médico Bruno Calazans Odísio, Radiologista Intervencionista do Departamento de Imagem do MD Anderson Cancer Center, em Houston (EUA).
Desafio de IA – Na JPR 2023, foi realizado o 1º Desafio de Inteligência Artificial para determinação do gênero e idade pela radiografia de tórax, projeto desenvolvido em parceria com a Amazon Web Service. Além disso, instituições convidadas pela SPR doaram dezenas de milhares de imagens. Com os dados, os participantes criaram algoritmos de inteligência artificial para indicar o gênero e a idade do paciente. “Tivemos mais de 100 participantes de diferentes regiões do globo – América Latina e Europa, além de China e Estados Unidos. Ficamos muito orgulhosos de ter como primeiro colocado nas duas categorias um brasileiro”, afirmou Cesar Higa Nomura, presidente da SPR. No Desafio de IA, em primeiro lugar na determinação de Idade e Gênero, o vencedor foi Julio Cesas Nather Jr. O segundo e terceiro lugares, respectivamente, na determinação de Idade, ficaram com Gustavo Carvalho e Augusto Sarquis Serpa. Na determinação de Gênero, o segundo e terceiro lugares foram conquistados por Equipe Zillis’s e Augusto Sarquis Serpa.