Prefeitura de Guarulhos inaugura mais um abrigo para pessoas afegãs refugiadas
A prefeitura do município de Guarulhos, na Grande São Paulo, inaugurou, na manhã da segunda-feira, 20, o décimo primeiro equipamento de abrigamento de pessoas refugiadas do Afeganistão, servindo também de acolhida para pessoas de outras nacionalidades que estejam em situação de vulnerabilidade. O aeroporto internacional de Guarulhos é uma das principais portas de entrada de pessoas refugiadas que chegam ao Brasil em busca de proteção internacional. Entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023 entraram no país mais de 4.600 afegãos. Cerca de 16% delas solicitaram a condição de refugiados.
As famílias refugiadas afegãs chegam ao Brasil com visto humanitário concedido pelo país, um mecanismo que garante proteção e facilita o processo de saída da região, sendo o Brasil o único país da América do Sul com o procedimento para essa população. Em busca de recomeçar suas vidas com dignidade, acesso à informação correta e de qualidade, possibilidades de abrigamento e alimentação são necessidades emergenciais que contam com os esforços do poder público em prover os serviços e as estruturas necessárias bem acolhê-los.
Como parte das estruturas utilizadas para melhor atender às demandas, o ACNUR contribui com o financiamento de dois abrigos, sendo um em Poá, em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, e outro em Guarulhos, em parceria com a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Caritas Guarulhos e com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Juntos, os dois abrigos contemplam 87 vagas hoje ocupadas por famílias dessa nacionalidade.
Além disso, o ACNUR realizou a contratação de três mediadores culturais para facilitar o acesso a informações seguras e confiáveis entre a população afegã, no momento de chegada ao Brasil e mesmo durante a estadia dessa população.
Neste ano, em razão das ações adotadas para a acolhida, nenhum afegão que chegou ao Brasil por Guarulhos ficou dormindo no aeroporto, condição sub-humana verificada anteriormente.