Pesquisa sugere relação entre infertilidade e câncer de mama invasivo nos homens
O risco de câncer de mama invasivo em homens pode estar associado à infertilidade autorrelatada no parceiro masculino, segundo um estudo publicado na revista Breast Cancer Research. Autores do The Institute of Cancer Research (Londres, Reino Unido) investigaram a relação potencial entre o risco de câncer de mama em homens e a infertilidade autorrelatada ou o fato de o analisado não ter tido filhos. Michael Jones e colegas entrevistaram 1.998 homens (com menos de 80 anos) diagnosticados com câncer de mama entre 2005 e 2017 e que moravam na Inglaterra e no País de Gales. Desse total, 112 (5,6%) também relataram infertilidade e 383 (19,2%) não terem filhos. Eles foram comparados com 1.597 homens como grupo controle, que não eram parentes de sangue. No grupo de controle, 80 homens relataram infertilidade (5,0%).
O câncer de mama em homens é menos comum do que em mulheres e sua relação com a infertilidade só foi investigada em pequenos estudos até o momento. Apenas um pequeno estudo sugeriu uma possível associação entre homens que têm filhos e câncer de mama.
O risco de tumores invasivos de câncer de mama (células cancerosas que se espalham além de onde se formaram) foi significativamente associado à infertilidade masculina com base em 47 indivíduos com câncer de mama (2,6%) em comparação com 22 controles sem câncer, mas com infertilidade autorrelatada (1,4% ). Os autores não encontraram associações significativas entre o risco de câncer de mama e a infertilidade do parceiro ou quando a fonte da infertilidade não era conhecida.
Em investigações posteriores, os autores observaram que um maior número de homens com câncer de mama (383 homens) relataram não ter filhos em comparação aos controles (174 homens). No entanto, os autores alertam que não ter filhos não reflete totalmente a infertilidade masculina, pois os homens podem optar por não ter filhos por uma série de razões culturais e sociais.
O risco associado de câncer de mama com infertilidade ou sem filhos não foi significativo com base em 160 indivíduos com tumores de câncer de mama in situ (células cancerosas que não se espalham além de onde se formaram) em comparação com os 1.597 controles.
Michael Jones, coautor, diz: “Nossos dados revelam que pode haver uma associação entre infertilidade masculina e câncer de mama invasivo em homens”.
Os autores realizaram análises de sensibilidade adicionais para controlar o consumo de álcool, tabagismo, história familiar de câncer de mama e doença hepática, em caso de potencial confusão no resultado, mas não encontraram fortes evidências de que esses fatores estivessem afetando os achados. Os autores não controlaram a obesidade, mas excluíram, em algumas das análises, dados de 11 homens com síndrome de Klinefelter, 9 com câncer prévio, 29 homens com obesidade grave e 169 com doenças testiculares. Três indivíduos que nasceram do sexo feminino foram excluídos de todas as análises.
Os autores alertam que a fertilidade autorrelatada tem o potencial de classificação incorreta, pois a fertilidade é um processo complexo que pode incluir fatores tanto dos membros masculinos quanto femininos de um casal. Os homens, por exemplo, podem não relatar filhos fora de um casamento, desconhecer a existência deles ou podem ter permanecido sem filhos por escolha própria. Os autores propõem que validar a infertilidade com prontuários, embora impraticável nesta investigação, pode reduzir o viés de memória em investigações futuras.
Michael Jones acrescenta: “As causas do câncer de mama em homens são amplamente desconhecidas, em parte porque é raro e em parte porque os estudos anteriores foram pequenos. As evidências apresentadas em nosso estudo sugerem que a associação de infertilidade e câncer de mama deve ser confirmada com mais pesquisas e investigações futuras são necessárias sobre os possíveis fatores subjacentes, como desequilíbrios hormonais”.
Imagem em destaque: Pexels
VISITE A MAR DE LIVROS E PESQUISE LIVROS SOBRE ESTE E OUTROS ASSUNTOS |