Ozempic, Mounjaro, Wegovy… uso “fora da bula” está causando sérios efeitos colaterais
A cantora, compositora, atriz e empresária brasileira Anitta, conhecida nacional e internacionalmente tanto pelo sucesso da sua carreira quanto por suas opiniões sinceras, recentemente chamou a atenção durante um momento descontraído na Paris Fashion Week. Em um vídeo divulgado por Maya Mazzafera e Silva (Maya Massafera), a cantora aparece aconselhando a influenciadora sobre sua magreza excessiva. “Já está parecendo um esqueleto. Se eu sou você eu engordaria 4kg”, disse Anitta. Maya retrucou, dizendo que a cantora parecia um dos haters da internet. Anitta, no entanto, não hesitou: “Amiga é diferente de hater. Amiga é aquela que liga e fala ‘amiga, emagreceu demais, vamos parar um pouquinho’. Já chega com o Ozempic, chega com o Mounjaro. Tem que saber dosar. Agora tem que comer uma besteira”.
Tornando-se uma verdadeira febre entre celebridades e influenciadores digitais em busca da fórmula perfeita para emagrecer, o Ozempic, medicamento originalmente desenvolvido para tratar o diabetes tipo 2, agora é amplamente promovido nas redes sociais como uma solução milagrosa para a perda de peso.
Cabeça de Ozempic
Nos últimos dias, as cantoras Maiara, da dupla sertaneja com Maraisa, e Mari Fernandez apareceram mais magras em publicações nas redes sociais. Além da perda de peso, surgiram rumores de que as famosas utilizaram o medicamento à base de semaglutina, o Ozempic, para a perda rápida de peso. Mas o que vem chamando atenção da web são os efeitos colaterais, como o rosto desproporcional ao restante do corpo.
Embora as cantoras não tenham se pronunciado oficialmente sobre o assunto, a internet apelidou a mudança como ‘Cabeça de Ozempic’. Na comunidade médica, o efeito tem outro nome: Ozempic Face. a sensação de que o rosto não emagreceu conforme a perda de gordura do corpo.
Segundo Marcelo Bechara, médico clínico geral especialista em obesidade e emagrecimento, o uso de remédios para perder peso, como o Ozempic e Wegovy, fabricados pelo laboratório Nova Nordisk, faz com que a gordura e os músculos percam volume, podendo aumentar a flacidez, dando a impressão de um crânio mais aumentado.
Mulheres têm relatado um outro efeito colateral inesperado durante o uso de Ozempic ou medicamentos semelhantes: a facilidade para engravidar.
Procura aumentou
Segundo um estudo realizado pela plataforma DrFirst, houve um aumento de 150% nas prescrições de Ozempic entre dezembro de 2022 e junho de 2023, refletindo a crescente demanda do medicamento como uma ferramenta de emagrecimento, mesmo entre aqueles que não têm diabetes.
De acordo com uma nova pesquisa divulgada pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade on-line, apenas em abril deste ano, o termo Ozempic foi pesquisado 1,5 milhão de vezes, um crescimento de 307,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, “Ozempic preço” contou com 246 mil buscas, registrando um aumento de 1259,1%.
Esse não é o único medicamento do segmento que está chamando a atenção da população. O Mounjaro, do laboratório Eli Lilly and Company, teve um crescimento exponencial de 351.328,6% nas pesquisas, saltando de 70 buscas em abril de 2023 para 246 mil no mesmo mês de 2024. Outro nome que chamou a atenção foi Wegovy, que saiu de 1.3 mil buscas para 74 mil (+5.592,3%).
Perder peso pode ser desafiador devido a fatores como metabolismo lento, alimentação inadequada,
falta de atividade física e questões emocionais.
Além disso, a restrição calórica prolongada pode causar fadiga e desmotivação.
A genética e o ambiente também desempenham um papel, tornando o processo de emagrecimento mais difícil.