
Um jogo para idosos com Alzheimer, desenvolvido pela brasileira Lívia Lanzellotti Nishibe, foi um dos projetos selecionados pela Associação Designers de Madrid e pela Fundação Diseño Madrid para participar da sétima edição da Bienal ibero-americana de Diseño (BID), que se encerra amanhã, 20, em Madri, capital da Espanha.
O jogo – que recebeu o nome de Senior Ludens – surgiu para ajudar sua avó. Inicialmente, Lívia comprou um livro de exercícios cognitivos para exercitar o cérebro de sua parente, mas percebeu que a idosa não conseguia realizar as atividades propostas. Então, teve a ideia de simplificar os exercícios e improvisou algo lúdico utilizando papel e canetas. E o resultado foi muito bom.
A jovem percebeu o quanto jogos de estimulação cognitiva podem ser úteis. Ela também notou que havia uma lacuna nessa área, pois o mercado de brinquedos é, em sua maioria, voltado para o público infantil ou jovem adulto e pouca coisa é feita pensando nos idosos. Porém, esse é um grande nicho.
“O projeto começou com o intuito de prover uma ginástica cerebral, ou seja, estímulos cognitivos para desacelerar os sintomas das chamadas demências senis, sendo o Alzheimer um dos tipos delas. O conceito é que os jogos sejam como exercícios para o cérebro, mantendo-o ativo. Isso, a princípio, melhora a autonomia e a qualidade de vida dos idosos. Com o desenrolar do projeto, percebi que o Senior Ludens é uma ferramenta de diversão e interação, acima de tudo. Tornar esse momento da vida mais divertido, tranquilo e acolhedor virou mais prioritário do que o exercício em si. Continua sendo uma forma de terapia e cuidado, mas o objetivo do projeto passou a ser estreitar relações, promover sorrisos, criar afetos”, explica Lívia, formada em Design pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Senior Ludens foi o produto que apresentou como seu trabalho de conclusão de curso e a proposta é tão interessante que acabou sendo selecionada para a mostra internacional na Espanha.
A jovem tem planos para aumentar a produção e a distribuição do jogo, que está disponível em seu site, onde é possível encomendá-lo, recebê-lo pronto ou ler as instruções e tentar fazê-lo por conta própria.
“O intuito é que artesãos, marceneiros ou “makers” espalhados pelo Brasil todo possam fazer download dos arquivos, reproduzir e vender por conta própria”, diz Lívia.
Makers
A ação de disponibilizar as instruções na internet faz parte da “cultura maker”, uma iniciativa que visa reduzir o consumo em escala e estimula as pessoas a criar, reparar, alterar objetivos e democratizar os conhecimentos adquiridos. A tecnologia facilita o compartilhamento de informações para criação de diversos tipos de objetos.
Mas alguns projetos precisam de ferramentas específicas, como impressoras 3D. Essas e outras máquinas podem ser encontradas em laboratórios de fabricação, também conhecidos como Fab Labs.
Para criar o seu projeto, Lívia utilizou a rede de Fab Labs pública e gratuita de São Paulo (SP). Na capital paulista, os laboratórios são abertos a todos, as pessoas podem desenvolver projetos pessoais ou coletivos. Na cidade de São Paulo existem 12 Fab Labs, 3 na zona central e 9 nas periferias. Esses laboratórios possuem diversos equipamentos de eletrônica, robótica, marcenaria, mecânica e impressoras 3D, assim como técnicos que auxiliam na criação dos projetos.
Segundo a diretora da rede Fab Lab de São Paulo, Maitê Sanches, o projeto tem como objetivo que os laboratórios interajam com as comunidades onde estão inseridos, sendo um espaço de transformação, interação e inovação.
A BID
A BID existe desde 2008 e, como o próprio nome diz, acontece a cada 2 anos. a Bienal é organizada pela Associação Designers de Madrid e pela Fundação Diseño Madrid. A seleção das peças que compõem a exposição é feita por comitês da BID, compostos por representantes de cada um dos países ibero-americanos que integram a mostra. O Senior Ludens está no catálogo da sétima edição do evento e foi apresentada em painel na exposição madrilenha.
Com informações de Isabela Holl/ACI Unesp. Foto de Lívia Lanzellotti Nishibe.