Morre V. S. Naipaul, Prêmio Nobel de Literatura
O romancista Vidiadhar Surajprasad Naipaul, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2001, morreu neste sábado, 11, em sua casa, em Londres, aos 85 anos, informou sua família. Nascido na zona rural de Trinidad e Tobago em 1932, V. S. Naipaul tem várias de suas obras publicadas no Brasil pela editora Companhia das Letras.
Naipaul, autor de mais de 30 livros, ganhou o Man Booker Prize, em 1971, com o livro “Num Estado Livre”, e o Nobel de Literatura, em 2001, com a obra “Uma Curva no Rio”. Sua esposa, Nadira Naipaul, descreveu-o como sendo um “gigante em tudo o que conquistou” e informou em um comunicado que ele “morreu rodeado por aqueles que amava, tendo vivido uma vida cheia de uma criatividade maravilhosa e esforço”. A Academia Sueca concedeu-lhe a maior láurea mundial da Literatura “por ter unido narrativa perceptiva e escrutínio incorruptível em obras que nos compelem a ver a presença de histórias suprimidas”. Quando criança, sir Vidia costumava ouvir seu pai ler Shakespeare e Dickens para ele. O escritor foi criado como hindu e frequentou o Queen’s Royal College.
Na Grã-Bretanha, matriculou-se na Universidade de Oxford em 1950, depois de ter ganho uma bolsa do governo britânico permitindo que ingressasse em qualquer universidade da Commonwealth que desejasse.