Encontro aborda os muitos ambientes em que a literatura e a crítica literária acontecem atualmente
Vai até o próximo dia 23 de setembro o XV encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), a maior agregação de estudos literários da América Latina. O tradicional evento acontece no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerja) e reúne autores e pesquisadores nacionais e internacionais. O tema deste ano, “Experiências Literárias, textualidades contemporâneas”, trabalha a ideia de que a literatura e a crítica acontecem hoje em diversos ambientes.
De acordo com a Abralic,
“na circunstância presente, um conceito monocromático de “literatura” não dá conta da diversidade e da intensidade das múltiplas “experiências literárias” que transformam o cenário das letras no mundo todo.
Hoje em dia, e não apenas no Brasil, o que está ocorrendo é a expansão considerável da atividade crítica e a apropriação vigorosa da experiência literária, redimensionadas segundo interesses variados de comunidades interpretativas as mais diversas. E não se trata da emergência de um “novo” espaço, resgate da legitimação perdida do circuito fechado da “vida literária”. Pelo contrário, vivemos o período histórico do surgimento de territórios possíveis para intervenções pontuais: jornal, livro, revista, blog, vlog, Twitter, Facebook, Academia, listas de endereço eletrônico, televisão, rádio, webcanais, festivais literários, casas de saber, livrarias, clubes de leitura – e a lista poderia seguir nas ruas do sono.
Não é tudo: mesmo historicamente, nunca existiu algo próximo a uma prática discursiva homogênea denominada “literatura”, assim como um exercício monolítico chamado “crítica”. A diversidade de modelos desde sempre constituiu o veio dominante; apenas nunca nos preocupamos em observar essa pluralidade constitutiva da experiência literária e da atividade crítica.
Por que não pensar em termos de experiências literárias em lugar de terminar no eterno beco sem saída das definições normativas?”
O encontro teve início nesta segunda-feira, 19.