Cineasta brasileiro no “Berliner Künstler Programm”
O cineasta mineiro Helvécio Marins Jr. acaba de ser selecionado para o Berliner Künstler Programm, do DAAD– German Academic Exchange Service (https://www.berliner-kuenstlerprogramm.de/en/index_en.php) – um dos programas internacionais mais renomados do mundo, que oferece cerca de 20 bolsas anuais para artistas de vários lugares do mundo nas áreas de artes visuais, literatura, música e cinema.
Neste momento, ele se organiza para passar seis meses em Berlim e, para comemorar esse importante passo em sua carreira e, certamente, valioso também para a produção cinematográfica mineira, Helvécio fará a exibição do seu mais recente trabalho: o curta metragem “Fernando que ganhou um pássaro do mar” (https://www.ebc.com.br/cultura/galeria/videos/2013/09/trailer-do-filme-fernando-que-ganhou-um-passaro-no-mar),que dirige em parceria com Felipe Bragança.
Em toda a história do “Berliner Künstler Programm”, do DAAD – German Academic Exchange Service (desde 1962), apenas 25 brasileiros integraram o projeto, entre eles: Hermeto Pascoal, João Ubaldo Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Fonseca, dentre outros. Na área de cinema, apenas cinco foram selecionados: Felipe Bragança, Sandra Kogut (Mutum – 2007), Marcelo Gomes (Aspirinas e Urubus – 2005), Karim Ainouz (Madame Satã – 2002)e Suzana Amaral (A hora da estrela – 1986).
Considerada por muitos profissionais da área como a melhor residência artística do mundo, a DAAD já recebeu importantes cineastas como Andrei Tarkovsky, Jim Jarmuch e Claire Denis e, desde seu início, define-se como um fórum de diálogo artístico que busca promover a diversidade e englobar perspectivas de outras nações quanto ao cinema, às artes visuais, literatura e música.