CAPES envia educadores do ensino básico para especialização na Irlanda
Trinta educadores de vinte e um estados brasileiros e do Distrito Federal embarcam amanhã para a Irlanda onde se especializarão em liderança e gestão educacional na Mary Immaculate College (MIC), a maior faculdade de formação de professores daquele país. Os graduados da MIC representam quase 40% dos professores que lecionam atualmente no nível primário do sistema de educação básica irlandês, considerado um dos melhores do mundo atualmente. Em 2019, 19 diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros particparam desse Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, que é financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do Ministério da Educação.
A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas tem carga horária de 360 horas e visa ajudar educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. É um programa projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.
A Diretora de Formação de Professores de Educação Básica da CAPES, professora Márcia Serra Ferreira, destacou a importância de programas internacionais como este oferecido pela Irlanda para os professores da educação básica. “Para a grande maioria, essa é uma primeira experiência de estudos no exterior, vivenciando uma experiência acadêmica e cultural ímpar em suas trajetórias e que certamente terão efeitos multiplicadores nas escolas brasileiras.”
Os trinta educadores estarão na Irlanda de agosto de 2023 a junho de 2024 para completar uma variedade de módulos que incluem: Estilos e perspectivas sobre lideranças; Aprendizagem e tutoria de professores; Liderança e mudança curricular; Liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros.
Na fase inicial de seleção, 120 educadores foram selecionados para participar em um programa de inglês online de dois meses e aqueles com o melhor empenho foram escolhidos para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos. Todos os profissionais que concluíram o curso inicial de inglês de oito semanas receberam uma certificação por sua participação no programa de inglês acadêmico.
Sobre a Mary Immaculate College
A Mary Immaculate College (MIC) é uma faculdade de nível universitário com vínculos acadêmicos com a Universidade de Limerick, localizada na terceira maior cidade da Irlanda, Limerick, e tem mais de 5.000 alunos matriculados em cursos de educação, licenciatura e humanas nos níveis de graduação e pós-graduação. No Brasil, mantém parceria com diversas universidades, entre elas PUC/SP, PUC/RJ, UFF, UFMG, UFOP e USP.
A parceria entre CAPES e MIC
A parceria entre a CAPES e Mary Immaculate College começou em 2018, quando trinta professores premiados pela atuação deles no ensino básico brasileiro passaram uma semana na Irlanda, analisando o sistema educacional do país europeu.