Belo Horizonte e Fortaleza entram na Rede de Cidades Criativas da Unesco
Belo Horizonte e Fortaleza, do Brasil, e Leiria e Caldas da Rainha, de Portugal, além de outras 62 cidades receberam da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) o título de Cidades Criativas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira para marcar o Dia Mundial das Cidades, celebrado no dia 31 de outubro. A partir de agora, elas passam a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, criada em 2004 para promover a cooperação entre centros urbanos que colocaram “a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos de desenvolvimento no nível local”.
A rede reúne cidades que se enquadrem em uma destas sete categorias: música, artesanato e artes folclóricas, design, cinema, literatura, artes digitais ou gastronomia. Belo Horizonte se destacou por sua gastronomia e Fortaleza, por seu design.
Com o anúncio, a rede passa a contar com 246 cidades em nível mundial. Ao ingressar na Rede, as cidades se comprometem a compartilhar com as demais suas melhores práticas e a desenvolver parcerias envolvendo os setores público e privado, bem como a sociedade civil.
Em nota, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, disse que “em todo o mundo, essas cidades, cada uma da sua maneira, fazem da cultura um pilar, e não um acessório, de sua estratégia.” Para Azoulay, “isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens.”