Alguns cuidados para que pessoas idosas não sofram quedas em seu ambiente doméstico
Em 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso. Num país em que o envelhecimento da população cresce de forma acelerada, adaptar os espaços domésticos para garantir a segurança da terceira idade está se tornando uma questão urgente. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2013 e 2022, o número de mortes por quedas de idosos mais que dobrou, saltando de 4.816 para 9.592 óbitos. Esses acidentes já são considerados a terceira maior causa de mortalidade entre pessoas acima de 65 anos.
Mas afinal, a segurança e o design podem caminhar juntos? De acordo com Rose Chaves, arquiteta e especialista em revestimentos, com certeza sim. Segurança não precisa ser sinônimo de ambientes frios ou puramente funcionais. “Hoje em dia, é possível integrar móveis e revestimentos que oferecem proteção sem abrir mão da beleza. Por exemplo, um sofá com uma altura levemente elevada facilita o sentar e levantar, enquanto tecidos antideslizantes podem ser usados tanto em estofados quanto em poltronas, tudo isso mantendo o charme e a harmonia do ambiente”, aponta.
Mudando de espaço, o banheiro é um dos locais mais críticos quando o assunto é risco de queda. Um detalhe que faz muita diferença é a altura do vaso sanitário. Vasos com altura entre 45 cm e 50 cm, conhecidos como vasos elevados, são ideais para facilitar o sentar e levantar, exigindo menos esforço físico e reduzindo o risco de desequilíbrio. “Vale destacar que barras de apoio ao lado do vaso, instaladas de forma adequada, são fundamentais para garantir maior segurança e independência”, destaca
Além disso, os revestimentos têm um papel importante nessa adaptação. Segundo Rose, um dos grandes segredos é apostar em pisos antiderrapantes, mas não aqueles com aspecto industrial, que podem tornar o ambiente pesado. Hoje, existem opções sofisticadas, como porcelanatos que imitam madeira e pisos vinílicos texturizados, que oferecem aderência e ainda mantêm o aconchego da casa. Outra dica é evitar desníveis entre os cômodos.