África será prioridade no governo Lula, diz ex-ministro Celso Amorim no Fórum Brasil-África
A África será uma prioridade do presidente Lula. O Brasil estará de volta, não só no mundo, mas o Brasil estará de volta na África e é isso que nós queremos fazer. Estas foram as palavras de Celso Amorim, ex Ministro das Relações Exteriores no discurso de encerramento da 10ª edição do Brazil Africa Forum, evento que reuniu 64 palestrantes, participantes de 38 nações e mais de 280 inscritos durante dos dia 29 e 30 de novembro na capital paulista.
“Agora eu tenho certeza de que, nos primeiros dias do governo do presidente eleito Lula, já se tomará a medida de reabrir as embaixadas que foram fechadas, porque o Brasil é parte da África e não há como separar“, enfatizou o embaixador.
“Eu me recordo que ontem, quando nós iniciamos o Fórum Brasil África, eu disse que o Brasil certamente olharia para a África com o olhar que sempre deveria ter olhado nesses últimos anos. Nós vivemos dias muitos ruins, onde o Brasil deu as costas não apenas para o mundo, mas especificamente para o continente africano, as embaixadas foram fechadas, e é muito bom saber que há a possibilidade e a decisão de reabertura e abertura de outras”, declarou o professor João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil África, promotor do evento.
Imagem em destaque: O ex Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim discursa na 10ª edição do Brazil Africa Forum. Foto crédito Lupércio Silva.