Obra máxima de Guimarães Rosa é reeditada
Como previsto, aconteceu em 25 de fevereiro de 2019 o lançamento da obra Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, pela editora Companhia das Letras.
O texto, com novos projeto gráfico e diagramação, veio a público acompanhado por análises de grandes nomes da crítica literária, jogando luz sobre a relevância do livro, que revolucionou o cânone brasileiro quando de sua primeira edição, em maio de 1956, publicada pela carioca Livraria José Olympio Editora e impressa em São Paulo pela gráfica da Saraiva. A obra traz também com uma cronologia ilustrada do autor.
A nova edição conta com novo estabelecimento de texto, cronologia ilustrada, indicações de leituras e célebres textos publicados sobre o romance, incluindo um breve recorte da correspondência entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e escritos de Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Benedito Nunes, Davi Arrigucci Jr. e Silviano Santiago. Dispostos cronologicamente, os ensaios procuram dar a ver, ao menos em parte, como se constituiu essa trama de leituras.
A capa do volume é reprodução da adaptação em bordado do avesso do Manto da apresentação, do artista Arthur Bispo do Rosário, com nomes dos personagens de Grande sertão: veredas. O projeto gráfico conta ainda com desenhos originais de Poty Lazzarotto, que ilustrou as primeiras edições do livro.
Para o futuro, a editora prepara uma versão da obra em áudio e uma adaptação para graphic novel, bem como uma edição especial.
(Texto atualizado em fevereiro de 2019)