Que colchão escolher para que a criança não tenha problemas no futuro?
A mudança na rotina de sono do bebê é um marco importante na vida de toda família, mas essa transição do berço para a cama pode ser um desafio aos pais, principalmente na hora de uma escolha assertiva do melhor colchão para proporcionar um bom descanso. Segundo o consultor de sono Jeziel Rodrigues, essa é uma fase muito importante, porque 90% do GH, conhecido como hormônio do crescimento, é liberado enquanto o bebê dorme. “Por isso, proporcionar uma boa noite de sono para as crianças é fundamental. Esse hormônio colabora para o desenvolvimento tanto físico quanto mental”, comenta.
Nessa fase de transição, os pais ficam na dúvida sobre que colchão é o ideal para uma criança, e muitas vezes erram apostando em ofertas, acreditando que estão fazendo um bom negócio. “O problema maior é que, na maioria das vezes, a criança não se queixa, mas pode estar dormindo com a coluna desajeitada, não vai passar por todas as fases do sono e os problemas virão a longo prazo”, enfatiza ele.
Rodrigues destaca três pontos primordiais na escolha do colchão. São eles:
– Acomodação – Normalmente os bebês dormem de lado, e dessa forma precisam acomodar o ombro e quadril para sentir o aconchego na cama, esse ponto é primordial na escolha, pois bem acomodado ele dormirá mais naturalmente.
– Densidade – Alguns pais acreditam que um colchão de alta densidade é o ideal por representar firmeza, mas dessa forma a criança dorme desajustada e pode entortar a coluna, e a longo prazo se tornar um adolescente com dores nas costas.
– Hipoalergênicos – Aposte em colchões com tratamento antiácaros, antimofo e anti-fungos, evita o acúmulo de substâncias nocivas que podem desencadear problemas respiratório
O especialista ressalta que a escolha do colchão certo pode fazer toda a diferença na qualidade do sono da criança e da família. “A escolha do colchão é fundamental para garantir que seu filho tenha uma noite de sono confortável e segura. Considere cuidadosamente o tamanho, firmeza, materiais e funcionalidades antes de fazer essa escolha”, finaliza.