Lágrimas e emoção embarcam no trem dos órfãos
Entre a história real e a ficção, entre o passado de incertezas e o presente de reencontros e lembranças, chega ao Brasil um livro que promete lágrimas e informação de fatos desconhecidos por muitas pessoas.
A HISTÓRIA REAL
Quando o pastor Charles Loring Brace criou o programa Children´s Aid Society of New York City, por volta de 1850, ele tinha a sensível ideia de ajudar as mais de 10 mil crianças que viviam nas ruas da maior cidade americana. E foi assim que o trem dos órfãos começou a sua viagem pelos Estados Unidos levando milhares de crianças. A cada parada elas eram entregues às famílias que se interessassem em adotá-las. Mas a boa ação, idealizada com intuito de salvar, também acabou trazendo marcas profundas para muitas daquelas pessoas: por vezes eram levadas para trabalharem em regime escravo ou como empregadas das famílias, outras acabaram devolvidas ou colocadas na rua por falta de recursos dos que as acolheram. Entre tristezas, infortúnios, esperanças e finais felizes, estima-se que 250.000 crianças embarcaram nessa viagem até a última delas em meados de 1929. Um estudo da National Orphan Train Complex (Kansas) revela que um em cada 25 americanos descende do trem dos 0rfãos.
A FICÇÃO E A REALIDADE
É com esse cenário que a autora Christina Baker Kline escreveu o romance O trem dos órfãos, best-seller que já emocionou milhares de leitores americanos e que agora a Editora Planeta lança no Brasil. A história começa nos dias de hoje: Vivian Daly leva uma vida tranquila e pacífica na costa do Maine. Aos 91 anos tudo o que lhe resta são as memórias de um passado triste e turbulento que permanecem escondidas dentro de caixas. O sótão dessa senhora parece estar recheado de lembranças do seu turbulento passado: um casaco de lã de quando era criança, cartas de seu grande amor, uma colcha de retalhos e o primeiro livro que ela ganhou.
Aos 17 anos, Molly Ayer precisa prestar serviços comunitários para não acabar num reformatório. Auxiliar uma senhora idosa a limpar seus pertences antigos parece ser sua única opção. Conforme Molly ajuda Vivian a organizar suas lembranças e posses, ela descobre que as duas não são tão diferentes quanto parecem. Uma jovem que passou a maior parte da vida entrando e saindo de lares adotivos, Molly se sente como uma intrusa criada por estranhos e, sendo assim, ela também guarda muitas mágoas do passado.
Contado entre os dias atuais e o período da Grande Depressão a obra é um romance poderoso de revolta e resistência, de segundas chances, e amizades inesperadas. Revivendo cada momento marcante de sua história, Vivian conta para a sua jovem prestadora de serviço sobre sua pobre família irlandesa que foi de barco para Nova York em busca de uma nova vida e acabou morta em um incêndio. Sendo a única sobrevivente, ela foi levada por um trem com outras centenas de crianças que teriam seu destino decidido pela sorte.
O trem dos órfãos é um daqueles livros para refletir e cativar o leitor até a última página, além de revelar uma história pouco conhecida pela humanidade. Com ela, Christina Baker Kline entrou na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos e trouxe à luz diversas instituições, encontros e organizações criadas para reunir os parentes e descendentes daqueles que tiveram em comum o destino dos antepassados ligados pelos trilhos daquele trem.
A autora
Christina Baker Kline é romancista, escritora de livros de não-ficção e editora. Além de O trem dos órfãos, escreveu Bird in Hand, The Way Life Should Be, Desire Lines e Sweet Water. Kline também organizou e editou duas coleções de ensaios originais que foram amplamente elogiados, e que tratam dos primeiros anos da vida paterna e de como educar crianças pequenas, Child of Mine e Room to Grow. Ela é coautora de um livro sobre mães e filhas feministas, The Conversation Begins, com sua mãe, Christina L. Baker, e coeditou About Face: Women Write About What They See When They Look in the Mirror, com Anne Burt. A autora cresceu no Maine e no Tennessee, e passou muito tempo em Minnesota e Dakota do Norte, onde o seu marido cresceu. Ela estudou em Yale, Cambridge, e na Universidade da Virginia, onde se formou em escrita de ficção. Ela ensinou escrita criativa e literatura em Fordham e Yale, entre outros lugares, e acaba de ganhar uma bolsa da Geraldine R. Dodge Foundation. Vive hoje em Montclair, New Jersey, com sua família.
(Informações transmitidas pela Editora Planeta)
Serviço
O trem dos órfãos
Christina Baker Kline
ISBN 9788542203547
Preço sugerido pela editora – R$ 49,90
Brochura / 16×23 /ficção / 304 páginas
Editora Planeta
COMPRE AGORA POR R$ 34,83