Turista degrada os recifes de corais do Havaí mais que a mudança climática, revela pesquisa
Artigo publicado na revista Nature Susteinability por pesquisadores norte-americanos sugere que os recifes de corais do Havai estão sendo degradados mais pelos próprios turistas que visitam aquele estado dos EUA atraídos por essa beleza natural do que pelas mudanças climáticas em curso. Recifes de coral são populares por sua biodiversidade e beleza, e também são ecossistemas vitais, alimentando a pesca e protegendo as costas. O turismo pode incentivar a conservação gerando fundos e apoiando os meios de subsistência locais focados na proteção dos recifes. O turismo é citado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como um meio de promover o uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros. No entanto, os turistas podem, direta ou indiretamente, prejudicar os corais vivos poluindo o mar circundante, por exemplo.
Na pesquisa, Bing Lin e seus colegas combinaram mais de 250.000 postagens feitas no Instagram, entre 2018 e 2021, por turistas que visitaram recifes do arquipélago com mapas aéreos de cobertura de corais vivos. Eles usaram inteligência artificial para analisar imagens de mapas de recifes com resolução de 2 metros e profundidade de 16 metros. Eles mostram que os locais acessíveis com mais cobertura de coral vivo foram visitados com mais frequência, mas, nos locais mais populares, os corais mais próximos da costa foram mais degradados em comparação com os locais menos populares. Os autores observam que a quantidade de poluição na água não foi considerada a principal razão para a degradação e sugerem, em vez disso, que a própria visita turística foi a causa, por meio do contato com os recifes e pisoteio por mergulhadores e praticantes de snorkel, entre outros motivos.
Impactos globais e de grande escala, como as mudanças climáticas, são causas conhecidas do declínio dos recifes de coral. No entanto, os autores argumentam que sua pesquisa mostra que os impactos locais são importantes e devem ser considerados para que os recifes de coral possam ser sustentados.
O resultado da pesquisa feita por eles pode servir de alerta para a preservação dos recifes de corais em outros países, como o Brasil.