10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental – Todo dia é dia para prevenir o suicídio
A cada ano, cerca de oitocentas mil pessoas tiram a própria vida e outras tantas tentam fazer o mesmo. Cada suicídio é uma tragédia que afeta uma família, uma comunidade ou a todo um país e tem consequências eternas e incalculáveis nas pessoas próximas à vítima. O suicídio não respeita idades e é a segunda causa de disfunção entre jovens de 15 a 29 anos de idade.
A cada 40 segundos, alguém se suicida no mundo! Neste 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, vamos pensar no que cada um de nós pode fazer para dar apoio às pessoas que estão lutando contra essa calamitosa situação e para ajudar a prevenir o suicídio. Mais que isso: vamos fazer!
Você, educador, pode fazer sua parte para evitar que isso aconteça.
A adolescência pode ser muito intensa e estar repleta de oportunidades e liberdades recém descobertas. Mas também pode estar marcada por preocupações com os exames, pelos primeiros amores, pelo bullying, pela moda. Para alguns adolescentes, a carga pode se tornar tão pesada que acabam pondo fim à própria vida. O suicídio nunca é a respostas. Sempre há esperança. Se você é diretor de uma escola, desenvolva um plano para ajudar os estudantes e os professores a cuidarem de sua saúde mental.
Vocês, empregadores, gerentes e empregados, podem fazer sua parte.
Trabalhar pode ser bom para a saúde mental, mas as crescentes pressões no ambiente de trabalho podem ser estressantes. Um ambiente difícil ou fatores que gerem estresse de forma continuada podem agravar a saúde mental de quem trabalha ali. Em alguns casos, pode levar ao suicídio. Suicídio nunca é a resposta. Sempre há esperança!
Você, socorrista, pode fazer sua parte.
Numa emergência, pode ser que a condição real de uma pessoa não salte à vista. Os socorristas são com frequência os primeiros a intervir numa crise de saúde mental e numa tentativa de suicídio. Sua função é crucial para o que pode ocorrer mais adiante com o socorrido.
Você, que trabalha na área da saúde, pode fazer sua parte.
A gente vai ao médico por muitas razões, mas, em certos casos, o verdadeiro motivo está atrás da aparência. Muitas pessoas não pedem ajuda quando o sofrimento é mental ou quando pensam em se suicidar. Atrás do sorriso pode haver muito desânimo. Os agentes de saúde estão numa situação privilegiada para detectar os sinais de que alguém tem problemas de saúde mental ou pensamentos suicidas.
Fonte: Organização Mundial da Saúde